FNP dá início a oficinas de capacitação para projetos de desenvolvimento dos municípios

FNP dá início a oficinas de capacitação para projetos de desenvolvimento dos municípios

Recife/PE abre, no dia 9 de junho, o calendário para oficinas dos projetos desenvolvidos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Com os programas, a entidade, em parceria com instituições nacionais e internacionais, tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento das capacidades dos municípios. Além de Recife, em 2017, outras dez cidades brasileiras serão polos dessa ação. No final do ano, durante a 71ª Reunião Geral da FNP, serão apresentados os resultados do que foi desenvolvido até então.

Para tratar sobre programas voltados às áreas de educação, saúde, mobilidade urbana, modernização tributária, entre outros, os oficinas irão proporcionar apoio técnico, metodologia e conhecimento para a implementação e o aprimoramento de políticas púbicas. Sendo assim, cada um dos polos terá uma programação exclusiva, voltada às vocações e necessidades da respectiva região.

Na capital pernambucana serão realizadas quatro oficinas, referentes aos projetos: “PoliSUS: Planejamento e Gestão em Saúde”; “Inovação na Gestão Pública da Educação Municipal com a plataforma Conviva Educação”, realizado pela FNP, Instituto Natura e Undime; “Mobilidade urbana ativa, inclusiva e segura: projeto Ruas Completas”, realizado pela FNP, WRI e ICS; “Projeto de Modernização Tributária para o Desenvolvimento Local (PMAT)”, realizado pela FNP, União Europeia, Caixa Econômica Federal, IBAM e SEBRAE/PE.

Além dos projetos trabalhados em Recife, a FNP também desenvolve: “Proteção dos direitos de crianças e adolescentes em eventos e festas populares”, em parceria com União Europeia, Iscos Piemonte, Unicef e Viva Rio; “Fortalecer Municípios”, em parceria com União Europeia, Ibam e Caixa; “Monitoramento e avaliação na implementação de políticas públicas”, em parceria com Clear e FGV; e “Observatório dos Consórcio Públicos e do Federalismo”, em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Caixa.

Confira aqui a programação completa das oficinas realizadas em Recife e detalhes sobre os projetos.

Serviço: oficinas realizadas em Recife

Data: 09 de junho (sexta-feira)

Local: Centro de Educação Empresarial do SEBRAE, Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife/PE.

Calendário preliminar

· Recife/PE: 09 de junho e 24 e 25 de agosto
· Barueri/SP: 13 de junho
· Fortaleza/CE: 29 de junho e 05 de setembro
· Joinville/SC: 06 de julho e 14 de setembro
· Campinas/SP: 11 de julho e 21 de setembro
· Juiz de Fora/MG: 20 de julho e 28 de setembro
· Porto Alegre/RS: 27 de julho e 05 de outubro
· São Paulo/SP: 31 de agosto
· João Pessoa/PB: 03 de agosto e 10 de outubro
· Salvador/BA: 10 de agosto e 19 de outubro
· Niterói/RJ: 17 de agosto e 26 de outubro