São João da Moda 2017 inicia com homenagens e show de Cavaleiros do Forró

São João da Moda 2017 inicia com homenagens e show de Cavaleiros do Forró

A abertura do São João da Moda, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste,  foi marcado pela diversidade de ritmos e homenagens em sua quinta edição.

A comemoração junina contou com uma equipe teatral recepcionando os forrozeiros na Vila Cenográfica. O evento tem três polos de animação, Palco da Moda, principal ponto da festa, Palco Multicultural e Arraial do Povão, espaços de apresentações de artistas locais que atende todos os gostos.

Ao abrir oficialmente o festejo Junino, o prefeito Edson Vieira (PSDB) agradeceu o empenho dos colaboradores na realização do São João da Moda 2017. “Agradeço a todos envolvidos na realização deste evento. Sabemos das dificuldades enfrentadas para se montar uma festa dessa magnitude. Nossa equipe trabalhou muito para realizarmos o melhor São João da Moda de todos os tempos”, frisou o prefeito.

“Esse São João está completo, uma festa que contempla todos os gostos e todas as tribos. Só peço as pessoas que venham brincar na paz, que tragam a alegria e o amor para avenida, que se juntem a nós para fazermos o São João mais aconchegante da região”, contou o deputado Estadual Diogo Moraes (PSB).

Diego Andrade, Filho de Zito Ribeiro (in memoriam) falou da homenagem ao seu pai. “Onde meu pai estiver acredito que ele está feliz e realizado com a homenagem. Ele foi um batalhador, propagador de alegria, divulgador da cultura de nossa cidade e sem dúvida, um merecedor da honraria”, disse.

O homenageado Hildo Teixeira contou emocionado seu sentimento de ser uma das estrelas desta edição do São João da Moda. “Eu aceitei não um convite, e sim uma convocação do prefeito Edson Vieira, é um momento que jamais vou esquecer, apesar dos anos de comunicação e de militância pela cultura popular, me faltam palavras pra descrever esse momento”, relatou Teixeira.

No palco da Moda as apresentações ficaram por conta da Orquestra Sanfônica dos Oito Baixos, Amigos Sertanejos, e Peruano que em sua apresentação fez uma homenagem a Eliza Clívia, ex-cantora da banda Cavaleiros do Forró, falecida em acidente automobilístico na última semana.

E a festa continua hoje na segunda noite do São João da Moda 2017:

Palco da Moda:
Rubieno Catanha, Gleydson e Henricky, Márcia Fellipe.

Arraial Povão:
Concurso de Quadrilhas.

Polo Multicultural
Os três do Capibaribe, Ivanildo do Forró, Flávio Barros e Beth Morfina.

Público recorde nesta quinta-feira no Pátio do Forró/Caruaru

Público recorde nesta quinta-feira no Pátio do Forró/Caruaru

Quatro atrações subiram ao palco e animaram os forrozeiros

A noite desta quinta-feira (22) registrou o maior público do São João 2017. Os portões foram fechados pela Polícia Militar. Quem entrou pode aproveitar as quatro atrações no Pátio do Forró.  As cantoras Simone e Simaria abriram a noite acompanhadas em coro pelo público. “O povo ama o que Simone e Simaria faz. A gente veio do forró e gravou um DVD sertanejo. Depois disso, o sertanejo nos abraçou e o público abraçou junto. É muito bom estar aqui em Caruaru com esse público tão massa. Caruaru é mesmo o melhor São João”, disse Simaria, em entrevista coletiva.

A segunda atração da noite foi a cantora Marcia Fellipe, que trouxe forró estilizado para o público. “É a segunda vez do meu show solo em caruaruense e não poderia estar mais contente. Fiz o repertório com carinho e como sempre, Caruaru me recebeu de braços abertos. Fiquei muito feliz em saber que foi o maior público até agora. Só aumenta a nossa responsabilidade”, conta.

Azulão e Azulinho, terceira atração desta quinta-feira, subiram ao palco com um repertório repleto de clássicos do forró tradicional. “Azulão se sente honrado de estar mais um ano no palco. Vamos mostrar a esse povo a pluralidade da música feita em Caruaru”, disse Azulinho.  A noite foi encerrada por Mestrinho. O sanfoneiro trouxe, para uma participação especial, a cantora Mariana Aydar. “É uma satisfação cantar em Caruaru. Trazer o forró para uma festa desse tamanho. Eu ainda vou ter a honra de tocar duas vezes”. Mestrinho estará nesta sexta-feira (23) no São João nas Ruas no bairro Vassoural.

Polo Mestre Galdino – O São João de Caruaru teve, nesta quinta-feira, a estreia do Polo Mestre Galdino, no Alto do Moura, onde se apresentaram Trio Pedrinho do Acordeon, Boi Nelore e Boi Tira Teima. O polo reuniu manifestações culturais da região como Mazurca, Reisado, Maracatu e Bumba Meu Boi. A festa começou por volta das 19h com o Trio Pedrinho do Acordeon, que colocou os moradores para dançar com muito forró tradicional. “Agradeço a Prefeitura a oportunidade de está iniciando esse novo projeto. Esperamos a continuidade da valorização de nossa cultura popular”, comentou Pedrinho. Na sequência foi a vez do Boi Nelore fazer sua apresentação. “É mais um bloco folclórico que Caruaru ganhou”, dizia a música do grupo que foi fundado este ano. Logo em seguida foi a vez da tradição. O boi Tira Teima,fundado há 95 anos, fez uma belíssima apresentação para encerrar esta primeira noite.

Polo Azulão – A noite começou com o misticismo da Jurema Preta que trouxe um repertório cheio de Côco, Mazurca e Maracatu voltados aos Povos de Terreiro. “Fizemos questão de além de cantar, mostrar um pouco da nossa história, por isso, colocamos no palco atores e dançarinos apresentando um pouco da Jurema Sagrada”, disse Alexandre, vocalista da banda. Em seguida O rock and roll tomou conta da Avenida Rui Barbosa e fez o público bater cabeça com as bandas Old Pack, Psych Acid e Alkymenia levaram o público ao delírio. “Esse espaço, sem dúvidas, é a garantia da pluralidade cultural de Caruaru.Viva o São João do rock, da MPB e da diversidade!”, comemorou o tatuador paulista Pitbull. Mas foram os Devotos que lacraram a noite do universo underground que vem caindo no gosto da galera. A rapaziada do Alto do Zé do Pinho mandaram ver com muito Punk Rock. “Nosso tema é essencialmente social. A gente canta o que a gente vive e nossa mensagem chega muito forte pra galera! E hoje, pela primeira vez no São João de Caruaru botamos pra quebrar e levamos som e conscientização pros nossos fãs”, falou Canibal, vocalista da banda. A programação segue durante todo o fim de semana e nomes como Lenine e Chico César passarão pelo palco do Polo Azulão.

Foto: Jefferson.