O município consorciado de Casinhas/PE realizou ações de educação ambiental para recuperar árvore centenária em parceria com o Consócio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE através do Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico – NISB. A ação aconteceu no dia 14 de setembro de 2016 com a participação de funcionários da prefeitura, alunos da Escola Municipal Prof. Daniel da Comunidade de Montado e o superintendente do NISB – Marcos Rodrigues.

A árvore centenária é uma tamarindeira (Tamarindus indica L.) e está localizada as margens da Rodovia Estadual PE 102. De acordo com pesquisa realizada pelo NISB, antes dos moradores começarem a povoar a comunidade a árvore já existia e se tornou símbolo do local sendo de valor sentimental e histórico para os que ali moram, além de proporcionar sombra para os que esperam ônibus ou vans.

A prefeitura de Casinhas preocupada com a simbólica árvore solicitou o apoio do CONIAPE que em parceria com a Escola Municipal Prof. Daniel, da Comunidade de Montado, mobilizou alunos do 5º ao 9º ano para realizar as ações através da educação ambiental.

Pela manhã os alunos, professores, gestores municipais e o superintendente do NISB, iniciaram a recuperação da árvore com a cobertura das raízes que estavam expostas, retirada dos resíduos em torno do local e pintura do muro de proteção próximo à árvore. Já no período da tarde os alunos assistiram na escola a um vídeo “documentário” sobre a formação da terra. O vídeo gerou reflexão entre professores e alunos, pois  mostrou assuntos de várias disciplinas que são trabalhados pelos professores em sala de aula.

A ação ambiental realizada foi de grande aceitação servindo de ensinamento à todos.