No OUTUBRO ROSA 2016 o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Subseção Caruaru, através da Comissão de Saúde da OAB, presidida pela advogada, Dra. Edjane Monteiro, promovem o evento OUTUBRO ROSA – ENCHA SEU PEITO DE ESPERANÇA E FAÇA JUSTIÇA COM SUA SAÚDE, amanhã (21), das 12h às 18h, em frente ao Fórum Dr. Juiz Demóstenes Batista Veras. Outro parceiro que se fará presente no evento é o IDISAP – Instituto de desenvolvimento e Investimentos Sociais do Agreste de Pernambuco – Organização Social de Saúde.

Na ocasião o público apreciará apresentações de artísticas populares, distribuição de material educativo, demonstração de como fazer o autoexame da mama pela médica Oncologista – Dra. Carmelita Botelho do Centro de Oncologia de Caruaru, entrega de brindes, Oficina de Turbantes,  entre outas ações.

Durante o evento duas advogadas de fibra e guerreiras foram convidadas para serem homenageadas e simbolicamente representarem todas as mulheres portadoras da doença (câncer de mama), são elas: Maria da Conceição Andrade Barbosa de Caruaru e Maria Paula Lopes Bandeira de Recife, ambas advogadas atuantes.

Será um momento de grande emoção para todos e conscientização da prevenção e tratamento precoce do câncer para controlar e até eliminar a doença.

PROGRAMAÇÃO

  • 12:00H – Abertura;
  • 13:00H – Distribuição de brindes e panfletos educativos nas varas do Fórum;
  • 14:00H – Demonstração da realização do Autoexame das mamas por um profissional da saúde, a médica Oncologista – Dra. Carmelita Botelho do Centro de Oncologia de Caruaru;
  • 14:30H – Sorteio de voucher para a realização de exame de mamas em laboratórios credenciados pela CAAPE;
  • 15:00H – Homenagens a algumas mulheres guerreiras: Maria da Conceição Andrade Barbosa de Caruaru e Maria Paula Lopes Bandeira de Recife ;
  • 15:30H – Entrega de brindes às homenageadas (boneca abayomi*);
  • 16:00H – Oficinas de turbantes;
  • 16:30H – Apresentações Afro Culturais;
  • 17:00H – Voz e Violão com artistas populares; e
  • 17:30H –  Encerramento com uma ciranda na área externa do fórum.

 

* A boneca abayomi foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão. As mulheres negras confeccionavam essas belezas com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Considerado um amuleto para todos nós até hoje, essas bonecas assim como os vodus haitianos são criação de uma cultura milenar.