O Ministério Público de Pernambuco – MPPE através do Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Justiça – CAOP reconhece o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE como referência no que diz respeito ao Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, em gestão ambiental. Se tornando modelo para os demais Consórcios existentes em Pernambuco.

A Secretária Executiva do CONIAPE – Dra. Edjane Monteiro foi entrevistada na manhã desta quinta-feira, (3), pelos comunicadores do MPPE, no aterro de Caruaru, que poderia ser adotado como modelo pelo CONIAPE, no entanto, há um encaminhamento para a realização de implantação de usina de transformação em energia elétrica com os resíduos sólidos dos Municípios Consorciados ao CONIAPE.

Isso só será possível devido às ações integradas com os Municípios Consorciados que foram beneficiados com o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS e do MPPE que através de um planejamento estratégico conseguiu de forma rápida e eficiente avançar na área de Gestão Ambiental.

Com o planejamento integrado do Ministério Público com o CONIAPE e Municípios Consorciados, em 2017 serão implantadas em todas as escolas municipais o Projeto de Educação Ambiental através do Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico – NISB e Núcleo Intermunicipal de Educação – NIE tendo como referência a cartilha ‘’Lixo, quem se Lixa?’’ (http://www.mppe.mp.br/mppe/attachments/article/3806/Cartilha%20lixo.pdf).

Com a correta destinação dos resíduos sólidos urbanos aumentam as chances do fechamento dos lixões e a recuperação das áreas degradadas (lixões).

Confira o resumo do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos