No dia 12 de dezembro de 2016, na sede da CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o Superintendente do NISB – Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico – Marcos Rodrigues, recebeu o diagnóstico do trabalho desenvolvido no Agreste Pernambucano, pelas mãos do Superintendente Regional da CPRM – Sérgio Coutinho.
Esse diagnóstico tem como objetivo mostrar aos prefeitos dos municípios consorciados ao CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, os recursos minerais, hídricos e de riscos geológicos que avaliam sistematicamente a evolução e manutenção do conhecimento na área, fazendo com que os prefeitos tenham conhecimento atualizado sobre a extração mineral no seu município, além das áreas de riscos apontadas dentro dos centros urbanos.

Este é um dos trabalhos executados pela CPRM que foi elaborado e apresentado ao Superintendente do NISB, Marcos Rodrigues, através de relatórios e mapas individuais e contribuirá de suporte para os municípios consorciados ao Consórcio Público. Foram consideradas também avaliações das águas superficiais e subterrâneas, incluindo o diagnóstico dos riscos geológicos que afetam as regiões mencionadas.

Com a gestão municipal mais informada sobre seus recursos minerais, facilitará a fiscalização aos que extraem de forma irregular, fazendo com que estes venham a se adequar aos critérios legais. Com essas informações, os municípios podem evitar acidentes e possíveis desastres ambientais e ainda incentivar o setor privado a realizar a extração de minerais nos seus territórios, gerando emprego e renda.