O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) lançou hoje, 3 de setembro, os dados de 2017 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os números apontam uma ligeira melhora na qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta do governo. Já no que se refere aos últimos anos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), apesar da melhora no indicador, os dados revelam que vários estados e municípios não conseguiram atingir as notas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). No Ensino Médio, o resultado geral das escolas públicas se manteve o mesmo que em 2015, não atingindo a meta.

Criado em 2007, o Ideb é usado como parâmetro para medir a qualidade da educação no Brasil e estabelecer políticas públicas na área. O cálculo leva em consideração o Fluxo (que representa a taxa de aprovação dos alunos) e o Aprendizado (a média padronizada na Prova Brasil, que avalia o aprendizado em Português e Matemática). Para a educação básica pública, a análise é feita por escola, município, estado e país.

No Portal QEdu, você tem acesso aos dados detalhados de Aprendizado e Fluxo, como a média em Português e Matemática; o indicador de rendimento de cada ano em cada etapa escolar (anos iniciais, anos finais e ensino médio); a evolução histórica do Fluxo para cada ano de cada etapa escolar; e a evolução histórica do Aprendizado em Português e Matemática. Acesse www.qedu.org.br e acompanhe os resultados.

 

4 lições que os gestores podem tirar a partir do Ideb

Os dados do Ideb dizem muito sobre uma rede de Educação, pois permitem aos gestores identificar se o maior problema está em Português ou Matemática, analisar no QEdu Redes em quais temas os alunos apresentam maior dificuldades e, assim, propor ajustes, implementar mudanças e mobilizar a sociedade para a melhoria da qualidade do ensino. Veja abaixo algumas ideias de como usar o Ideb a seu favor e entender como ele pode ajudar a indicar o que pode ser feito para que os estudantes da sua rede aprendam mais:

1- Diagnóstico da qualidade do ensino

O primeiro efeito do Ideb é apresentar um diagnóstico da qualidade do ensino na rede municipal ou estadual sob dois aspectos: rendimento e aprendizado. Esse raio-X serve como balizador para o planejamento de ações de caráter amplo. A série histórica das notas obtidas indica se houve ou não evolução no desempenho e também se as metas estão sendo atingidas. Veja no vídeo abaixo, produzido pelo QEdu, como funciona o Ideb e que informações podem ser obtidas a partir dele.

2- Resultados e evolução da Taxa de Rendimento

No Portal QEdu, é possível acessar a evolução e os resultados detalhados do rendimento dos alunos. A taxa de aprovação, por exemplo, mostra se os alunos estão permanecendo na escola e avançando nos anos escolares.

Para fins de cálculo do Ideb, o valor máximo para o rendimento é 1, que significa 100% de aprovação em todos os anos de cada etapa escolar. Para obter média 1 de taxa de rendimento nos anos iniciais, é preciso que todos os alunos matriculados no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos sejam aprovados no final do ano letivo. A mesma regra vale para os anos finais.

Nesse caso, para obter média 1 seria necessário erradicar tanto o abandono quanto a reprovação escolar. O gestor, a partir dos dados detalhados do Ideb, consegue saber se essa é uma meta possível ou não tendo como prioridade aumentar o aprendizado dos alunos.

3- Resultados e evolução da Proficiência

Os resultados detalhados de proficiência e sua evolução ao longo dos anos mostra como está o aprendizado dos alunos em Português e Matemática. O resultado obtido está dentro da Escala Saeb, que diz quais competências e habilidades os alunos de cada etapa precisam ter aprendido em cada faixa de pontuação.

O gestor, no entanto, precisa ficar atento a um importante detalhe: não pode comparar diretamente o resultado em Matemática com o resultado em Português, porque cada uma das disciplinas possui a sua própria faixa de pontuação na escala, e cada faixa de pontuação está relacionada a um conjunto muito específico de habilidades daquela disciplina.

Para compreender melhor os resultados da Prova Brasil, é preciso comparar os resultados da rede com localidades semelhantes e relacionar o currículo da rede com a Escala Saeb, para identificar qual é a média que o gestor e a sua equipe esperam que os alunos alcancem.

4- Acompanhamento por unidade escolar*

Como o Ideb também é divulgado por escola, o gestor pode fazer o acompanhamento de cada unidade escolar para descobrir as necessidades e excepcionalidades de cada uma.

O gestor da rede pode incentivar a troca de experiências entre os gestores escolares para disseminar as iniciativas exitosas e refletir sobre outros problemas. Por isso, é importante que o gestor e sua equipe consigam compreender a decomposição do Ideb, porque o crescimento dele está intimamente relacionado com o crescimento e a queda em um desses dois componentes.

Assim, para que o Ideb aumente, o importante é que mais alunos permaneçam na escola, mais alunos consigam avançar nos anos escolares sem repetência, e, mais importante, que todos eles aprendam, e aprendam cada vez mais.

*Infelizmente os dados do Ideb a nível escola ainda não foram disponibilizados para download, por isso não é possível analisá-los no QEdu.