O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE avançou na questão da Política Nacional de Resíduos Sólidos e implementação do PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com mais uma etapa concluída que foram as Capacitações em Educação Ambiental, determinadas no Termo de Compromisso Ambiental – TCA estabelecido pelo Ministério Público, em sua Secção 2, alínea c, bem como para se adequar à Lei nº 12.305/2010 – que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que impõe a realização de programas e ações de capacitação técnica voltados para sua implementação e operacionalização, consoante consolidado em seu Art. 19, IX.

As capacitações aconteceram entre os dias 16 e 17 de junho de 2015, no município consorciado de Bom Jardim, contando com a presença dos representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Planejamento e Assistência Social dos municípios-membro de Bom Jardim, Casinhas, João Alfredo, Orobó e Riacho das Almas. E continuaram nos dias seguintes, 18 e 19 de junho, no município de Taquaritinga do Norte, contando com a participação dos supramencionados representantes dos outros municípios do consórcio.

Os cursos foram ministrados pelos especialistas em Educação Ambiental do IDEST – Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico, Felipe Meireles e Luiz Henrique, coordenados pelo Superintendente do NISB – Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico, o Engenheiro Ambiental Claudio Filho e a Gerente Técnica do NISB, a Advogada Dulcinéa Valença.