O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, CONIAPE, realizou nesta quinta-feira (02) a assinatura de contrato de gestão com o Hospital Memorial Dr. Jaime Justiniano de Santana (antigo Hospital Maternidade de Vertentes). O ato contou com a presença do núcleo executivo do CONIAPE formado pelo presidente Evilásio Araújo, o consultor Laércio Queiróz e a secretária executiva do Consórcio, Ediane Monteiro e a Diretoria do Hospital formada pela presidente de honra do Hospital Memorial Dr. Jaime Justinianode Santana, Lourdes D’emery Santana, a diretora-médica Niédja de Santana, Bruno Rushanky e Marcone Antonio Praxedes Barreto respectivamente Administrador e Jurídico da Organização de Saúde.

O contrato de gestão terá a finalidade de oferecer às secretarias de saúde dos 15 municípios conveniados,  o serviço de consultoria em gestão de saúde atuando em setores como hospitais municipais, Centros de Atenção Psicosocial (Caps), Estratégias de Saúde da Família, programas ambientais, Assistência Médica Laboratorial e de Especialidades, Assistência Materno Infantil, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Consultório Odontológico, Consultorio Oftalmológico, Farmácia Popular, SAMU, Pronto-Socorro, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Centro de Diagnóstico por Imagem, Apoio à Atenção Básica e Policlínicas.

Fundado em 1948, o Hospital Memorial Dr. Jaime Justiniano de Santana é mantido pela entidade filantrópica Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância (Apami) situada no município de Vertentes e realiza anualmente uma média de 900 atendimentos e 300 processos cirúrgicos para pacientes de cidades circunvizinhas e até de outros estados que recorrem a unidade pela qualidade do serviço prestado. Em 2001, foi a única unidade de saúde do Estado incluída entre as cem melhores do País – consideraram o resultado da avaliação do Ministério da Saúde.

“O que nos motivou a entrar nesse desafio é que o modelo consorcial é o que mais se aproxima do modelo de gestão desenvolvida pelo meu pai quando fundou o Hospital. Conhecemos bem a realidade e as necessidades das cidades que conveniadas porque estamos na mesma área territorial. Então a nossa contribuição pode ajudar a desafogar o Hospital e ainda contribuir para melhorar os equipamentos de saúde das cidades vizinhas”, disse Niedja de Santana, médica responsável pela direção do Hospital e filha do fundador Dr. Jaime Justiniano de Santana.

O CONIAPE é um consórcio público que trabalha com municípios do Agreste e circunvizinhas com o objetivo de contribuir para a gestão coletiva dos integrantes. O contrato de gestão foi todo elaborado com transparência descrita no edital de credenciamento publicado em Diário Oficial do Estado e devidamente analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas da União.