O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) reuniu nesta sexta-feira (10) no auditório do Caruaru Park Hotel, prefeitos, secretários de saúde e departamentos jurídicos dos 15 municípios consorciados da região, para apresentar a Organização Social de Saúde (OSS) credenciada ao Consórcio e assinar o credenciamento. A OSS Hospital Memorial Dr. Jaime Justiniano de Santana (antigo Hospital Maternidade de Vertentes) é uma entidade filantrópica mantida pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância (Apami) situada no município de Vertentes.

A apresentação foi durante a assembléia ordinária. Durante o evento foram esclarecidas e discutidas questões a respeito principalmente sobre as ações que serão executadas e a aliança entre o hospital e o consórcio que irá direcionar para cada cidade conveniada pela OSS. Entre os participantes, esteve presente o assessor jurídico do COMANAS – Consórcio  de Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco, Dr. Luiz Petribu. Segundo ele, o credenciamento da OSS significa uma solução para os municípios em diversos aspectos. “Hoje se fala muito na parte de pessoal, que é um encargo muito grande, mas a gente tem que olhar também pela ótica da excelência de gestão de saúde. Os prefeitos irão enxergar isso quando o serviço for prestado e a população começar a sentir a melhoria. E nesse momento de dificuldade vai trazer um benefício imediato muito grande ao município, vai tirar uma carga na folha de pagamento no setor de saúde”, disse.

Na assembléia também foi divulgado o edital para empresas de gestão de energia pública para os municípios consorciados. O edital anunciado pelo NIIP – Núcleo Intermunicipal de Iluminação Pública e será divulgado em Diário Oficial esta semana. O momento também foi de apresentar Bezerros como a nova cidade credenciada ao consórcio.