Foi realizada nesta quinta-feira (23), na cidade de Bezerros, uma apresentação do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) sobre o modelo gerencial do Consórcio e especialmente de Organização Social de Saúde. Na ocasião, além da comitiva do Consórcio, estiveram presentes o vice-prefeito do município, Breno Borba e o secretário de saúde, Dr. Anderson Torreão.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde de Bezerros e após a exposição do material e esclarecimentos de dúvidas através do consultor do CONIAPE, Dr. Laércio Queiroz e da secretária executiva, Dra. Edjane Monteiro, foi assinado o contrato do programa do Núcleo Intermunicipal de Saúde – NIS do Programa Consorcial através da Organização de Saúde – OSs Dr. Jaime Justiniano de Santana de Vertentes.

“O CONIAPE é uma ferramenta que traz um potencial gigantesco que pode promover melhorias importantes para o Sistema Único de Saúde, pois ele foi concebido dentro de uma perspectiva regional. E a ferramenta do Consórcio Intermunicipal promove de maneira extremamente eficaz essa perspectiva de regionalização do SUS, coisa que pouco a gente tem avançado desde a criação do mesmo”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Anderson Torreão.

Ainda segundo ele, a adesão de Bezerros ao CONIAPE é uma forma de avançar na regionalização, integrar os serviços e gerar uma maior capacidade operacional para a população. “Através desse convênio, vamos aumentar e qualificar a oferta, com um baixo custo para o município. Fazendo com que a gente consiga, de fato, promover essa regionalização. Até porque o SUS é um sistema integrado entre todos os municípios, o Estado e a União, então é impossível fazer uma integração, sem uma ferramenta como essa”, conclui.