O Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico apresentou, na última sexta-feira (28) na sede do CONIAPE, o projeto final do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS, que trata de aspectos sociais, de limpeza urbana, coleta seletiva, aterro sanitário e assuntos ligados a organização de limpeza nos municípios.
O objetivo da reunião foi apresentar metas para que sejam aprovadas pelo consórcio, enviadas aos municípios para serem apresentados na câmara de vereadores das cidades. No encontro, prefeitos e representantes das cidades conveniadas ao CONIAPE estiveram presentes para participar da discussão do tema.

O diretor de projetos do Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnológico – IDEST, Felipe Meireles  apresentou o PGIRS. Fizeram parte da mesa o presidente do CONIAPE e prefeito de Taquaritinga do Norte, José Evilásio de Araújo e o consultor do CONIAPE Drº Laércio Queiroz, além do gerente do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul  Pernambucana – COMSUL, Leonardo Malta. “O importante será o cumprimento direto da lei 12.305/2010 que é a política nacional dos resíduos sólidos e propiciar aos municípios conveniados o acesso a recursos da união”, pontuou o diretor de projetos do IDEST, Felipe Meireles.

Participaram ainda da reunião representando suas cidades, os prefeitos: Drº José da Silva Neves Filho de São Caetano, Drº Odon Ferreira de Toritama, Drº Alex Robevam de Lima de Santa Maria do Cambucá, Rosineide Barbosa de Casinhas. Os prefeitos das cidades Riacho das Almas, Orobó, Santa Cruz, Bom Jardim e Surubim mandaram seus representantes legais e responsáveis pela pasta de meio ambiente.

Finalmente, com essa ação consorcial o Coniape cumpre com os municípios uma das principais exigências do Termo de Compromisso Ambiental – TCA, assinados por todos os Prefeitos do CONIAPE, seguindo-se agora à aprovação pelas respectivas Câmaras de Vereadores de cada cidade consorciada.