Em reunião realizada nesta terça-feira (13), no Recife – SES, a Secretaria de Saúde de Pernambuco e o Secretário de Estado de Saúde, Dr. Iran da Costa Júnior, recebeu os representantes do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) e do Ministério Público para apresentar uma proposta de desafogamento e regulação da rede materno infantil dos 32 municípios que compõem a IV Regional de Saúde.

De acordo com a proposta, a Rede Materno Infantil Consorciada, através do Coniape, se propõe a auxiliar os municípios que aderirem ao consórcio através da criação de núcleos específicos que vão dar aporte desde o início da gravidez até o momento do parto, direcionando a grávida para um hospital específico, evitando a superlotação de maternidades de referência. Além disso, os municípios terão sobreguardados nestes núcleos à equipe que preconiza o Ministério da Saúde no que diz respeito a partos: quatorze obstetras, sete enfermeiras, sete pediatras e sete anestesistas, mantendo todos os dias da semana cobertos.

“Foi feito um levantamento de todos os municípios para saber o quanto será investido por cada cidade. A ideia é racionalizar os recursos. O dinheiro que já é gasto, hoje, nos municípios é que será utilizado. Nada sairá do orçamento dos consorciados”, explicou a secretária geral do Coniape, Edjane Monteiro.

A proposta da Rede Materno Infantil foi previamente aceita pelo Estado e será apresentada aos prefeitos e secretários de saúde dos municípios que compõem a IV Geres, na próxima sexta-feira (16), às 8h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Caruaru, com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Dr. José Iran Costa Júnior que abrirá oficialmente a Reunião.