Nos próximos dias 20 e 22 de outubro, o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) irá realizar duas audiências públicas nas cidades de Surubim e Caruaru, respectivamente, com o objetivo de reunir prefeitos, vereadores, secretários e população em geral das cidades conveniadas para apresentar e discutir sobre a minuta da PPP – Parceria Público-Privada de iluminação pública e realizar entrega da conclusão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS.

De acordo com o superintendente do Núcleo Intermunicipal de Iluminação Pública (NIIP), Joselmo Andrade, em ambas as audiências serão apresentados detalhes do que é a PPP, mostrar as comodidades e benefícios para os municípios consorciados, além do que será cobrado à concessionária que terceirizada. Na ocasião também será aberta uma discussão para sugestões e alterações da PPP.

“Com a implantação da PPP, os municípios consorciados terão todas as luminárias substituídas por LED, o que vai ocasionar uma redução do consumo no pagamento da fatura à concessionária Celpe. Além de fazer um incremento de 5% do crescimento vegetativo de cada cidade e realizar a manutenção em cada lâmpada que se apagar no município por qualquer motivo”, explica o superintendente.

Desde o dia 31 de dezembro do ano passado, passou a ser responsabilidade dos municípios, por meio da Resolução Normativa nº 414/2010 da Aneel, a concessão da nova forma de distribuição de iluminação pública.

Hoje (20), a audiência pública será na cidade de Surubim, no Polo de Educação, localizada no bairro de São José, com início previsto para às 19h e contemplará os municípios de Vertentes, Frei Miguelinho, Vertentes do Lério, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Casinhas, João Alfredo, Bom Jardim e Orobó. Aqui em Caruaru, o evento será na próxima quinta-feira (22), no Caruaru Park Hotel, às 14h e agregará os municípios de Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Toritama, São Caitano, Taquaritinga do Norte, Bezerros e São Joaquim do Monte.

Entrega do PGIRS – Antes das audiências públicas será entregue aos prefeitos dos municípios consorciados, a conclusão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS, que trata de aspectos sociais, de limpeza urbana, coleta seletiva, aterro sanitário e assuntos ligados à organização de limpeza nos municípios.