Foi realizada nesta quinta-feira (22), no Caruaru Park Hotel, uma audiência pública para apresentar e discutir sobre a minuta da PPP – Parceria Público-Privada de iluminação pública para os municípios integrantes do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape).

O evento teve início com a apresentação e entrega do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS para os representantes dos municípios consorciados. A entrega simbólica do material foi feita ao prefeito de Toritama, Odon Ferreira, que  conduziu a Reunião da audiência como presidente substituto do Coniape e representante dos municípios e prefeitos integrantes do Consórcio.

O superintendente do Núcleo Intermunicipal de Iluminação Pública (NIIP), Joselmo Andrade, mostrou, na prática, como funcionará o trabalho do consórcio junto à empresa concessionária, além de toda uma análise comparativa entre as lâmpadas vapor de sódio e lâmpadas de LED.

“Com a implantação da PPP, os municípios consorciados terão todas as luminárias substituídas por LED, o que vai ocasionar uma redução do consumo no pagamento da fatura à concessionária Celpe. Além de fazer um incremento de 5% do crescimento vegetativo de cada cidade e realizar a manutenção em cada lâmpada que se apagar no município por qualquer motivo”, explicou o superintendente.

O evento contou com a participação dos municípios de Riacho das Almas, Brejo da Madre de Deus, Toritama, São Caetano, Taquaritinga do Norte, Bezerros e São Joaquim do Monte.

A caravana do município de Toritama mereceu destaque com a vultosa participação juntamente com o Prefeito e a representação da sociedade civil e imprensa daquela cidade.