Foi realizado nesta segunda-feira (30), o Seminário Pernambucano de Consórcios Municipais, uma realização da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em parceria com o Sebrae. O evento tratou de ações que devem se tornar uma referência e estímulo para o permanente processo de cooperação entre os municípios, estado e sociedade, principalmente com o setor empresarial, para a dinamização da economia, a democratização de oportunidades e a geração de emprego e renda, temas que são marcas dos pequenos negócios em nosso país.

Estiveram presentes prefeitos e gestores de consórcios em atividade hoje em Pernambuco. O CONIAPE esteve representado pelo seu presidente, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo; a secretária executiva do Consórcio, Edjane Monteiro; a superintendente do Núcleo Intermunicipal de Saúde, Andrea Carla e a gerente de licitações e contratos, Farlla Valéria.

Uma mesa redonda com o tema “Dialogando com as experiências nos aspectos organizacionais, gerenciais e jurídicos” foi conduzida pelos consultores Laércio Queiroz e Pedro Madeiro. Palestras sobre os consórcios e as exigências legais, com Paula Ravanelli e as ações de fortalecimento dos consórcios e a parceria Amupe/Sebrae também fizeram parte da programação.

“O mais importante para os dirigentes de consórcios foi a possibilidade de cada um poder expor uma ação concreta realizada por cada consorcio. O CONIAPE fez a demonstração e a exposição da REDE MATERNO INFANTIL DA QUARTA REGIONAL DE SAUDE e agora a sua importância com os estudos das crianças que estão sendo infestadas pelo vírus da Zica e ainda não se tem um estudo fidedigno por não existir uma política de materno infantil implantada. Nesse momento o MATERNO INFANTIL surge com mais esse desafio. E conforme aqui explanado só será possível com a rede consorciada” completa a Secretária Executiva do CONIAPE, Dra. Edjane Monteiro.