Aconteceu nesta terça-feira (15.12.2015), às 15:00 horas no auditório do Ministério Público de Caruaru, uma reunião para discutir a implantação da Rede Materno Infantil consorciada, com a VIII Microrregional de Saúde composta pelos municípios de Pesqueira, Poção, Sanharó, Belo  Jardim, Tacaimbó, Alagoinha, São Bento do Una e Cachoeirinha , e com a IX Microrregional de Saúde composta pelos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho e Santa Maria do Cambucá.

Estiveram presentes o promotor público Dr. Édipo Soares, coordenador do CAOP Saúde; o promotor da Saúde de Caruaru Dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira; o gerente da IV Regional de Saúde Djair de Lima F. Júnior; o jurídico da SES Dra. Luciana Paraíso, a representante da SES Cláudia Maria P. L. Assis; DPE/SES Flávia Magno Fernandes;  representantes de Alagoinha: Andrêanny Jéssica O. S. da Costa e a Secretária de Saúde Vera Neide de Carvalho; Secretária de Saúde de Brejo da Madre de Deus Vanessa Cordeiro dos Santos; representantes de Cupira Patrícia e o Secretário de Saúde Antônio Loreto; a Secretária de Saúde de Jataúba Anne Gabriele Bezerra; Secretária de Saúde de Pesqueira Elizabeth Costa de Souza; Secretário de Saúde de Cachoeirinha Sílvio Romero Ramos da Silva; Secretária de Saúde de Sanharó Maria Luzia de Brito Lima; Secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe Helder Breno Feitosa; Secretário de Saúde de Taquaritinga do Norte Ronaldo Viega de Oliveira; Secretário de Saúde de Poção Alex Vieira Duarte; representantes do CONIAPE: a superintendente do Núcleo de Saúde Drª Andrea Carla, Adriana Araújo, Viviane C. de Oliveira, Nadja Sousa, Artur Rinaldi, Maria dos Milagres; pedagoga e servidora do Ministério Público Maria José.

Deu-se início a abertura da reunião com o promotor de Saúde de Caruaru Dr. Paulo Augusto, que fez uma breve apresentação do que seria discutido.

Em seguida foi apresentado alguns dados sobre o consórcio e sobre a construção da rede Materno Infantil dessas microrregionais de saúde e dados do Fundo Estadual e Municipal de Saúde com as demandas de cada região.

O secretário de Saúde do município de Santa Cruz do Capibaribe, Dr. Breno Feitosa, e a Secretária Municipal de Saúde do município de Pesqueira Dr. Elisabete Costa, apresentaram as planilhas de custos por núcleo materno de cada microrregional. Após o término da apresentação, Dr. Paulo Augusto colocou seu posicionamento: “a partir daqui temos passos a serem dados, nosso objetivo é seguir com esses planos para consolidar melhorias nessas microrregionais”.

Estiveram presentes também, representando os prefeitos da VIII Microrregional de Saúde Dr. Evandro Mauro Maciel, médico pediatra e prefeito do município de Pesqueira.

Ao término dos posicionamentos, ficou definido que no início de fevereiro, ocorrerá uma reunião na CIR (Comissão Inter gestora Regional) para análise e deliberação sobre as propostas e repactuação por cada microrregional.