Foi realizada na última sexta-feira (08), a primeira reunião ordinária de 2016 do Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape). Em pauta, a publicação do edital e modalidades de licitação pública para execução dos serviços de operação e manutenção do parque de iluminação pública dos municípios consorciados, em regime de produtividade, incluindo o fornecimento de materiais, exclusivamente ao atendimento de reclamações advindas dos munícipes e ao atendimento também a reclamações via consórcio.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito de Taquaritinga do Norte e Presidente do Coniape, José Evilásio de Araújo, os prefeitos de São Caetano, José da Silva Neves Filho; de Santa Maria do Cambucá, Alex Robevan; de Brejo da Madre de Deus, José Edson Souza; e de Vertentes, Allan Kardec Bezerra. Também participaram do encontro, os secretários dos municípios de Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte, além de representantes dos demais municípios consorciados.

“Todas as ações que serão executadas junto ao Consórcio são emergenciais, visando sanar o período de caos em que se encontram as prefeituras, porém serão cobradas da Celpe pelo Consórcio judicialmente”, comentou o Presidente do Coniape, José Evilásio Araújo. Informou, ainda, que a empresa que será contratada terá plena condição de elaborar o diagnóstico sobre o parque elétrico, de modo que a Celpe não poderá se esquivar de suas responsabilidades. Ainda na ocasião, o Superintendente do Núcleo Intermunicipal de Iluminação Pública (NIIP), Joselmo Andrade, expôs uma prestação de contas do trabalho que vem sendo realizado pelo seu departamento.

Ficou definido que os prefeitos que estiveram presentes vão auxiliar o Coniape em relação aos munícipes ausentes sobre a importância do trabalho consorciado e da publicação do edital e modalidades de licitação pública para execução dos serviços de operação e manutenção do parque de iluminação pública. Também ficou marcada uma nova reunião para o dia 12 de janeiro, às 11h, onde os prefeitos deverão estar presentes com seus assessores jurídicos e/ou procuradores municipais.