O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras teve participação efetiva nas comemorações do dia do Trabalhador (1º de maio) no município consorciado de Casinhas/PE.  Com o lema “O Consórcio é o seu Município”, o CONIAPE realizou juntamente com Casinhas várias ações com o objetivo de fortalecer as políticas públicas. As ações aconteceram no Sítio Montado, Zona Rural do Município.

O Superintendente do Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico – NISB, Marcos Rodrigues, realizou o plantio de dezenas de mudas, com a participação da comunidade, favorecendo a área da Igreja, Escola local, Posto de Saúde e Campo de Futebol. Algumas mudas foram entregues às pessoas da comunidade que estavam participando do evento.

Os Núcleos Intermunicipais do Consórcio prepararam palestras motivacionais e informativas com temáticas direcionadas a valorização da vida.

A Organização Social de Saúde Jaime Justiniano – OSS, parceiro do CONIAPE, teve participação no evento abordando temas de grande relevância para os dias atuais. A Superintendente em Saúde da OSS, Alexsandra Martins acompanhou as ações e palestras da Organização, com a Dra. Elma Monteiro, Gestora de RH e DP da OSS, além da participação de profissionais convidados pela OSS, como o médico, Dr. Ivan Renet e a nutricionista, Dra. Joedja Lunna.

Cada palestra contemplou um público específico, dentre eles, crianças, jovens, adultos, idosos e idosas. A população participou de forma expressiva, demonstrando interesse por todos os temas abordados.

Enquanto as palestras estavam a todo vapor, o Núcleo Intermunicipal de Saúde – NIS realizava visitas às instalações da Unidade Básica de Saúde, onde estavam sendo realizados vários atendimentos em saúde, e os profissionais do NIS acompanharam, deram apoio e esclareceram questões em saúde na comunidade de Montado. Os profissionais do Núcleo que estivaram presentes foram: Dra. Andrea Carla Gomes de Araújo – Superintendente do NIS; Aluísio Lopes – Gerente de Sistemas em Saúde; Dra. Adriana Gomes de Araújo – Técnica de Gestão em Saúde e Vigilância Sanitária e Dra. Farlla Valéria – Gerente de Licitações e Contratos.

PALESTRAS

Na palestra, com o tema: EU SOU PROTAGONISTA DE MINHA HISTÓRIA, o professor Antônio Fernando – Superintendente do Núcleo Intermunicipal de Educação – NIE, promoveu a discussão da importância da integração e valorização do “EU”, promovendo a autoestima na perspectiva das multirelações entre as pessoas na dimensão do cuidado, consigo e com o outro.

Na palestra, com tema: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O PAPEL DA MULHER, Dra. Elma Monteiro, Gestora de RH e DP da Organização Social de Saúde Jaime Justiniano – OSS, promoveu uma reflexão sobre a vida da mulher e seus desafios e esclareceu qual posicionamento pode ser tomado com relação a violência doméstica.

Na palestra, com tema: SAÚDE DO HOMEM, Dr. Ivan Renet Mackenzie, Médico, Especialista em Saúde da Família, orientou os homens da comunidade em relação à prevenção das doenças e que também prevalecem no sexo masculino (DST e AIDS, câncer de próstata).

Na palestra, com tema: DIABETES E HIPERTENSÃO, NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE, Dra. Joedja Lunna, Nutricionista e Especialista em Nutrição Esportiva, abordou questões sobre alimentação saudável, a importância de ingerir alimentos que agregam valores nutricionais e que podem ajudar ao combate à diabetes, hipertensão. Além dos cuidados necessários para quem é portador ou quem tem predisposição a estas doenças.

TEMAS DAS PALESTRAS E PALESTRANTES:

Palestra: EU SOU O PROTAGONISTA DE MINHA HISTÓRIA

Palestrante: Prof. Antônio Fernando Santos Silva – Formado em Ciências Sociais, com especialização em Gestão Escolar; Conquistou o Prêmio Internacional em Gestão Escolar concedido pelo Conselho Britânico (Inglaterra) e Conselho de Secretários de Educação do Brasil; Superintendente do Núcleo Intermunicipal de Educação – NIE/CONIAPE.

Palestra: SAÚDE DO HOMEM

Palestrante: Ivan Renet Mackemzie – Médico Cubano do Programa Mais Médicos; Médico PSF em Caruaru; Especialista em Saúde da Família.

Palestra: Violência Doméstica e o Papel da Mulher Vítima de Violência

Palestrante: Dra. Elma Monteiro – Especialista em Ciências Criminais; Especialista em Gênero e Violência Doméstica; Especialista Processo Civil e Empresarial; Gestora de RH e DP da Organização Social de Saúde Jaime Justiniano – OSS.

Palestra: Alimentação Saudável

Palestrante: Dra. Joedja Lunna – Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva; Nutricionista do Hospital Regional do Agreste.