Para maior eficiência no trabalho e integração da equipe, a formação continuada com os colaboradores é foco principal no Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE. O primeiro encontro aconteceu dia 06 de maio de 2016 em horário integral, na sede do Consórcio, com os objetivos de: Fortalecer as Relações Interpessoais; Avaliar o Trabalho Coletivo; Desenvolver o Espírito Motivacional e Empreendedor dos Colaboradores e Formatar o Planejamento Estratégico Institucional.

A formação foi liderada pelo Superintendente do Núcleo Intermunicipal de Educação – NIE e Coordenador de Planejamento e Gestão do CONIAPE, Antônio Fernando Santos Silva, também formado em Ciências Sociais, com especialização em Gestão Escolar; recebeu Prêmio Internacional em Gestão Escolar concedido pelo Conselho Britânico (Inglaterra) e Conselho de Secretários de Educação do Brasil (CONSED). O professor contou com a assessoria da Jornalista e produtora cultural, Janaina Waléria, a Administradora, Juliane Monteiro e o Analista de Sistemas, Artur Rinaldi, para realização do evento.

O encontro teve início com a acolhida, apresentação dos objetivos e café da manhã. Em seguida os colaboradores participaram de um momento de meditação, refletindo sobre a sua importância na instituição, bem como, a valorização dos companheiros de trabalho. Foram apresentados vídeos com a temática de liderança e trabalho em equipe, proporcionando aos participantes melhor organização e clareza nos objetivos em prol do crescimento da empresa e nos serviços prestados aos consorciados.

Durante o encontro, Antônio Fernando, promoveu reflexão no que diz respeito às atribuições de cada um e assegurou que um bom colaborador que “veste a camisa” da instituição deve ter clareza dos princípios citados. Simbolicamente, todos os presentes após reassumirem o compromisso com o CONIAPE, receberam a camisa da empresa e vestiram, literalmente, demonstrando espírito de equipe. Na ocasião, os mesmos receberam, também, o crachá de identificação.

Na construção do planejamento estratégico, o palestrante se apoderou da análise de SWOT, levando os participantes a descreverem elementos essenciais para o desenvolvimento da empresa, com o direcionamento para o planejamento eficiente e cumprimento de metas.

Ao final, todos foram convidados a participar de uma dinâmica direcionada à integração da equipe com a troca de rosas brancas, simbolizando a paz e prosperidade. Ainda foi prestada uma homenagem à Secretária Executiva, Dra. Edjane Monteiro, pelos serviços prestados ao CONIAPE.