O CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras reuniu prefeitos dos Municípios Consorciados para assinatura do Programa Consorcial de Gestão em Iluminação Pública, Ordem de Serviço e Plano de Trabalho. O encontro aconteceu no dia 23 de maio de 2016, no auditório da superintendência da CAIXA ECONOMICA FEDERAL.

No encontro, Dra. Edjane Monteiro – Secretária Executiva do CONIAPE apresentou oficialmente a empresa vencedora, que fará a gestão integral e manutenção dos Parques de Iluminação Pública dos Municípios Consorciados. A Secretária abordou assuntos pertinentes sobre a empresa Real Energy, apresentou a estrutura física, como também, a tabela orçamentária, e ainda, os benefícios que os municípios terão através do Consórcio.

O presidente do CONIAPE, Evilásio Araújo, expressou sua satisfação pela ação consorciada, onde todos os municípios serão beneficiados. “No caso de Iluminação Pública, costumo dizer que mais que tirar os municípios do escuro, mais que diminuir a violência, a energia hoje é um item de qualidade de vida. Além da economia de 33% a partir do valor inicial proposto que foi de R$ 9,74, as prefeituras pararão somente R$ 6,52, por ponto de energia (IP), afirmou o presidente.

Durante a reunião foi anunciado aos prefeitos presentes que Gravatá-PE é o mais novo município a fazer parte do CONIAPE, com interesse em aderir não somente ao Núcleo Intermunicipal de Iluminação Pública, mas também outros Núcleos do Consórcio.

Vale lembrar que no dia 13 de maio de 2016, o CONIAPE assinou contrato com a empresa vencedora, Real Energy, que será responsável pela gestão integral dos Parques de Iluminação Pública dos Municípios Consorciados. A empresa é pernambucana e presta serviços de Iluminação Pública a vários municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes; João Pessoa, na Paraíba; e me Natal, no Rio Grande do Norte.