O município de Santa Cruz do Capibaribe, que faz parte do CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, recebeu visita de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Flávia Magnu – Diretora de Políticas Estratégicas e André Coimbra – Secretário Executivo da IV Gerência Regional de Saúde. Estes representantes visitaram as instalações do Hospital Materno Infantil Dr. Silvio Romero Gonçalves Monteiro com o propósito de dar o parecer favorável para implantação do Centro de Parto Normal, que será referência para os seguintes municípios: Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama, Vertentes, Jataúba, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá e Santa Cruz do Capibaribe.

A visita técnica teve como objetivo viabilizar a proposta de implantação da Rede Materno Infantil Consorciada em Santa Cruz do Capibaribe com a criação do Centro de Parto Normal que será referência para os município citados acima da IX Microrregional de Saúde.

A proposta da Rede Materno Infantil foi elaborada pelo município de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com o CONIAPE, através do Núcleo Intermunicipal de Saúde – NIS e os municípios da IV Gerência Regional de Saúde da IX Microrregional e o Ministério Público.

Sobre o Hospital Materno Infantil Dr. Silvio Romero Gonçalves

Hoje o Hospital atende gestantes do próprio município (Santa Cruz do Capibaribe) que são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde, e também gestantes vindas de outros municípios vizinhos. No ano de 2015 a unidade realizou 489 partos normais, este ano (de janeiro a maio) a unidade já contabiliza mais de 200 nascimentos.