O CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras foi criado em 2013 com o objetivo de ajudar os municípios localizados no Agreste Pernambucano e na fronteira da Paraíba. Esta união se deu pela necessidade de solucionar problemas em comum, seja na área da Saúde, Educação, Saneamento Básico, Iluminação Pública e Serviço Social. Sua primeira sede ficava localizava na cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Seu presidente atual é o prefeito do Município de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira.

No momento do surgimento alguns municípios da Paraíba tiveram interesse em participar por enfrentar problemas nas estradas com patrulhas mecanizadas e agricultura. Então, o consultor Laércio Queiroz idealizou o Consórcio em Pernambuco com várias finalidades, criando assim núcleos com o propósito de dar suporte ao Consórcio como um todo.

Inicialmente foi dado prioridade ao Núcleo de Saúde para suprir necessidades emergenciais dos municípios, que está sendo executado em pleno vapor até hoje. Visando o futuro, o presidente do CONIAPE, Evilásio Araújo, convidou a advogada, Dra. Edjane Monteiro, para dar vida aos Núcleos Intermunicipais, que na época não existiam, como também andamento ao processo tecnológico e gerencial, tendo em vista que a mesma tem longa experiência em administração pública. Dra Edjane também teve oportunidade de ver de perto como funciona Consórcios de outros Estados, juntamente com a AMUPE.

O Consórcio é um órgão público e pertence a todos os Municípios Consorciados e se fortalece ainda mais com a presença dos prefeitos, prefeitas, secretários e seus representantes.

DIRETORIA EXECUTIVA

Compartilhar