NIS - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE


O Núcleo Intermunicipal de Saúde tem se apresentado como um instrumento para implementação do processo de municipalização da saúde. Esse processo é parte da estratégia de descentralização, organização, orçamentação, direção e gestão do sistema único de saúde (SUS) e constitui-se na racionalização fundamental em que se encaixa o modelo de atenção à saúde.

Para que os municípios possam exercer efetivamente as competências a eles atribuídas nesse processo de municipalização, necessitam dispor de recursos financeiros, capacidade instalada e recursos humanos. Entretanto, a maioria deles, especialmente o de pequeno porte, não possui recurso compatível com a implantação de serviços mais especializados, o que os coloca, quase sempre, em situação de dependência em relação aos grandes municípios. Sendo assim, o Núcleo Intermunicipal de Saúde, tem contribuído aos municípios consorciados como um importante instrumento que pode contribuir para solução de problemas no campo de promoção, proteção e recuperação da saúde de sua população.

O Núcleo Intermunicipal de Saúde vem sendo introduzido nos 14 municípios consorciados, onde já foi realizado um total de 256.432.000 procedimentos em saúde, com a finalidade de expandir especialidades para os municípios que são carentes de determinados procedimentos, além disso, o Núcleo de Saúde vem trabalhando junto à Secretaria Estadual de Saúde no processo de propostas de projetos financiados com recursos estaduais e ações em saúde que poderão ser realizadas com o apoio do Núcleo Intermunicipal de Saúde.

O NIS está em processo de convênio com a Universidade Federal de Pernambuco, para termos a condição de potencializar melhor as ações em saúde junto aos profissionais de saúde, com uma equipe multidisciplinar, identificando as potencialidades e fragilidades dos municípios, afim de que essas informações possibilite que os gestores de saúde observem o cenário atual e com isso facilite a tomada de decisões em prol da melhoria de suas ações municipais.

EQUIPE DO NÚCLEO


Compartilhar