Município de Jataúba

Município de Jataúba

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Jataúba é um município brasileiro do estado de Pernambuco.Localizada a 220km da capital Recife . Localiza-se a uma latitude 07º59'24" sul e a uma longitude 36º29'47" oeste, estando a uma altitude de 516 metros. Sua população estimada em 2012 era de 16.219 habitantes. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Passagem do Tó,Enxotado e Riacho do Meio.

Jataúba (ou jataíba ou jatobá, do tupi yeta'ïw) é o nome de uma palmeira nativa (Hymenaea courbaril). Localizada às margens do Riacho Jundiá, denominou-se jatobá devido à presença de um jatobá na confluencia dos dois riachos que banham a cidade.

Localizada próximo ao sertão, ali ocorria semanalmente a feira de gado, induzindo o povoamento. Tornou-se distrito do município do Brejo da Madre de Deus no ano de 1879, com o nome de Jatobá. A vila passou a denominar-se JATAÚBA em 1943 para diferenciar-se de outros locais também denominados Jatobá. Foi elevada à categoria de município em 31 de dezembro de 1958. Entretanto, o governador vetou esta elevação. O veto foi derrubado pelo STF. O município foi então instalado em 2 de março de 1962.

Compartilhar