Município de São Caetano

Município de São Caetano

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Desmembrado do município de Caruaru
Data de criação: 11/09/1928 Lei Estadual nº 1.931
Data de instalação: 01/01/1929
Data cívica (aniversário da cidade): 11/09

O início da povoação de São Caitano data de 1838, ano em que José Pedro de Pontes, cidadão abastado, vindo de Bezerros, resolveu fixar residência no local em que atualmente se encontra a cidade. Muito religioso, logo no ano seguinte ao de sua mudança fez erigir uma igreja sob a invocação de São Caitano, a qual, ainda inacabada, foi aberta à visitação dos fiéis. Em 07 de agosto daquele mesmo ano foi feita a benção da imagem do padroeiro pelo então vigário da cidade do Altinho, padre Agostinho Godoy e Vasconcelos, sendo orador sacro da cerimônia o padre José Tomaz Correia.

Para garantir a manutenção da igreja José Pedro de Pontes doou-lhe, como patrimônio, uma fazenda de gado e o fértil terreno denominado Brejo do Coelho, onde havia uma engenhoca de cana, com aforamento de 800 braças. Em virtude dessa doação, que está registrada em um dos cartórios do Brejo da Madre de Deus, a igreja se achava na posse dos bens. Um ano depois da morte de José Pedro de Pontes, que não tinha filhos, um seu sobrinho, de nome João Guilherme, intentou uma ação, conseguindo se apoderar do patrimônio.

Com o desenvolvimento da povoação foi criada a freguesia de São Caitano pela Lei Provincial nº 133, de 06 de maio de 1844. Essa freguesia foi canonicamente provida em 1845, tendo como matriz a capela de São Caitano da Raposa. A Lei Provincial nº 212, de 16 de agosto de 1848, transferiu a sede da freguesia de São Caitano da Raposa para Nossa Senhora das Dores, em Caruaru. Mas a Lei Provincial nº 462, de 02 de maio de 1859, restaurou em matriz a capela de São Caitano, filial à de Caruaru. A sede do distrito foi elevada à categoria de vila pela Lei Estadual nº 991, de 1º de julho de 1909.

A Lei Estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, criou o município de São Caitano e deu à sua sede a categoria de cidade. O novo município foi instalado no dia 1º de janeiro de 1929, constituído pelos distritos de São Caitano e Antônio Olinto (atual município de Tacaimbó), desmembrados do município de Caruaru.

Fontes:
Agência CONDEPE/FIDEM, Calendário Oficial de Datas Históricas dos Municípios de Pernambuco. Recife: CEHM, 2006. v. 3
ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 18

Compartilhar