Saúde
Home Saúde

NIS – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

O Núcleo Intermunicipal de Saúde tem se apresentado como um instrumento para implementação do processo de municipalização da saúde. Esse processo é parte da estratégia de descentralização, organização, orçamentação, direção e gestão do sistema único de saúde (SUS) e constitui-se na racionalização fundamental em que se encaixa o modelo de atenção à saúde. O Núcleo Intermunicipal de Saúde tem se apresentado como um instrumento para implementação do processo de municipalização da saúde. Esse processo é parte da estratégia de descentralização, organização, orçamentação, direção e gestão do sistema único de saúde (SUS) e constitui-se na racionalização fundamental em que se encaixa o modelo de atenção à saúde.

Para que os municípios possam exercer efetivamente as competências a eles atribuídas nesse processo de municipalização, necessitam dispor de recursos financeiros, capacidade instalada e recursos humanos. Entretanto, a maioria deles, especialmente o de pequeno porte, não possui recurso compatível com a implantação de serviços mais especializados, o que os coloca, quase sempre, em situação de dependência em relação aos grandes municípios. Sendo assim, o Núcleo Intermunicipal de Saúde, tem contribuído aos municípios consorciados como um importante instrumento que pode contribuir para solução de problemas no campo de promoção, proteção e recuperação da saúde de sua população.

Ações desenvolvidas

  • Implementação dos serviços de saúde de média e alta complexidade;
  • Aquisição de medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares;
  • Realização de exames para detecção precoce de lesões na mama através de plataforma tecnológica (LINDA) por meio de inteligência artificial.

Planejamento

  • Implantação de serviços de coleta de lixo hospitalar;
  • Realização de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem;
  • Educação permanente para profissionais de saúde;
  • Implantação de serviços diagnóstico por imagem em unidades móveis de saúde;
  • Aquisição de Ambulâncias.