Um dos maiores desafios para os municípios nos dias atuais é questão da gestão dos resíduos. Para muitas prefeituras, principalmente as das cidades com menos de 50.000 habitantes o desafio ainda é bem maior por não ser viável o tratamento adequado os levando na maioria das vezes ao não cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Pensando nisso A Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em parceria com a SEPA (Agência de Proteção Ambiental da Suécia) vem promovendo para representantes de 11 municípios e 2 Consórcios um treinamento para elaboração e implementação de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Entre os Consórcios selecionados o CONIAPE é o único representante da região nordeste. Este treinamento foi dividido em três módulos, o primeiro aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2019 em Brasília, DF. O segundo módulo aconteceu neste mês de junho, 03 a 07, na Suécia, país que criou o Dia Mundial de Meio Ambiente na Conferência de Estocolmo em 1972 tornando-se nos dias atuais um modelo mundial em Resíduos Sólidos, destinando menos de 1% de seus resíduos em Aterro Sanitário. A Superintendente do Núcleo de Gestão ambiental do Consórcio, Engenheira Cláudia Guerreiro frisa que este objetivo foi atingido através da consolidação do conceito dos 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), nesse sistema implantado por eles possibilitou que o Resíduo gere receita por meio da produção de biogás (combustível derivado de resíduos), compostagem, energia elétrica e calor por meio da incineração dos rejeitos. Além disso a cadeia da logística reversa funciona muito bem, e todo esse conjunto de ações faz com que haja a redução na quantidade de resíduos para a disposição final em aterros, diminuindo o valor da conta para a população, pois na Suécia o cidadão paga taxa sobre o lixo que gera, como pagamos a conta de água e energia, aqui no Brasil. Então quanto mais você utiliza os 5Rs com os seus resíduos menos você paga, conta a Superintendente.
Nessa missão tivemos o privilégio de conhecer todas essas tecnologias e inovações em plena semana do meio ambiente, e voltamos agradecidos e com muita vontade de contribuir com nossos municípios consorciados na busca de soluções dentro da nossa realidade, capazes de auxiliá-los ao cumprimento da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, possibilitando ações que proporcionem um gasto menor com o tratamento e a destinação adequada dos resíduos.
O Terceiro e último módulo deste Programa de capacitação acontecerá em setembro em São Paulo/SP, onde teremos a oportunidade de estarmos aptos principalmente em auxiliar os municípios na implementação de seus PGIRS.
O NIESMA (Núcleo Intermunicipal de Engenharia, Saneamento e Meio Ambiente) do Consórcio se coloca à disposição para compartilhar com os municípios consorciados e interessados pelo tema, maiores informações. Os interessados podem enviar suas solicitações por e-mail para niesma@consorcioconiape.pe.gov.br