Liderado por Edson Vieira (PSDB), prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e presidente CONIAPE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras), foi realizou na manhã desta sexta-feira (31), uma assembleia ordinária virtual para informar e debater novas medidas e ações de enfrentamento ao Coronavírus entre municípios consorciados.
Na pauta, aquisição de 1.500 testes rápidos de Covid-19 para distribuição gratuita entre os municípios, novos credenciamentos do NIS (Núcleo Intermunicipal de Saúde), cancelamento de pregão eletrônico para aquisição de máscaras, além da contratação da concorrência nº 001/2019 de empresa para prestação de serviços técnicos especializados para elaboração e/ou revisão dos Planos Diretores, da Lei de Uso e Ocupação do Solo e do Código de Obras e Posturas dos municípios consorciados de Altinho, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Cupira, João Alfredo, Panelas, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, São Joaquim do Monte, Surubim e Toritama.
Edson vieira falou do intuito da reunião. “O CONIAPE ao longo dos anos, tem mostrando sua força, abraçando os municípios e juntos, superando dificuldades. Para esse momento de pandemia tem buscado ajudar os associados com equipamentos de saúde. Vale ressaltar que, de forma consorciada, conseguindo melhores preços”, destacou o prefeito.
Priscilla Ferreira, Secretária Executiva do CONIAPE, contou a preocupação do consórcio com seus municípios associados, neste momento de pandemia. “Preocupados com os efeitos do Coronavírus, o CONIAPE, fará na próxima terça-feira, dia 04 de agosto, a doação de testes rápidos do COVID-19. A contribuição será para todos os municípios consorciados”, ressaltou executiva.
Na oportunidade, participaram da chamada os prefeitos Joãozinho Tenório (São Joaquim do Monte), Romero Leal (Vertentes) e Mario da Mota (Riacho das Almas), Vice-prefeito Romero Leal Filho (Toritama), assessoria técnica de Ivanildo Metre – Lero (Taquaritinga do Norte) e representante de Frei Miguelinho.
Atualmente, o CONIAPE conta com 22 cidades consorciadas, seu objetivo é ajudar os municípios, localizados no Agreste pernambucano a solucionar problemas em comum, seja na área da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Iluminação Pública.