Secretaria de Educação de Riacho das Almas realiza capacitação com professores

Secretaria de Educação de Riacho das Almas realiza capacitação com professores

A Secretaria de Educação de Riacho das Almas realizou no dia nove de fevereiro o Seminário Municipal da Educação Básica. O objetivo foi motivar e preparar os professores para o ano letivo antes do início das aulas que iniciam nesta segunda-feira, (13).

O tema “Aprender, conhecer e transformar: desafios da escola de nossos tempos”, teve a proposta de trazer novos conhecimentos para os profissionais da educação. A programação contou com três palestras, que trouxeram temas fundamentais e os palestrantes, com currículos altamente qualificados, foram escolhidos através de uma consultoria contratada pela Secretaria de Educação exclusivamente para este fim.

Aproximadamente 250 profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram do evento.

Tudo pronto: A Prefeitura de Riacho das Almas por meio da Secretaria de Educação já se encarregou de deixar tudo em ordem para o início do ano letivo de 2017. Os livros didáticos já estão à disposição dos alunos. O transporte escolar passou por manutenção. Escolas e merenda escolar também já estão prontas para receber os aproximadamente quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

O Município de Santa Cruz do Capibaribe está entre as 11 cidades bem  avaliadas pela OIT

O Município de Santa Cruz do Capibaribe está entre as 11 cidades bem avaliadas pela OIT

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe recebeu visita do representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o consultor James Ferreira, que teve como objetivo observar as políticas públicas desenvolvidas no município em relação às ações que combatem o trabalho infantil. A capital das confecções está entre as 11 cidades escolhidas de diferentes regiões brasileiras para participar dessa avaliação.

O trabalho de pesquisa está sendo coordenado pela OIT, junto da Secretaria de Avaliação e Gestão da Formação (SAGI) e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário com o intuito de sistematizar e avaliar experiência de Boas Práticas na Execução das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Brasil.

Para o consultor, James Ferreira, Santa Cruz do Capibaribe teve um bom desempenho a partir de indicadores, dados do senso SUAS de 2014 e 2015. Junto com esses dados o município também teve uma avaliação positiva do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e do Governo Federal.

Cartório Eleitoral de Riacho das Almas realiza cadastramento biométrico

Cartório Eleitoral de Riacho das Almas realiza cadastramento biométrico

O eleitor que ainda não atualizou sua biometria no Cartório Eleitoral da cidade de Riacho das Almas deve ficar atendo. A atualização do cadastro eleitoral é obrigatória e teve início no dia 18 de janeiro deste ano e se estenderá até 26 de março de 2018.

Os eleitores deverão agendar o atendimento através da internet através do site www.tre-pe.jus.br e clicar no link ‘’recadastramento biométrico’’ e ‘’agendamento biométrico’’ preencher os campos necessários e comparecer pessoalmente para realizar o procedimento no dia e horário agendados. Também devem ir munidos do documento de identidade, CPF e comprovante de residência do município.

Outra forma de agendamento é o eleitor se apresentar diretamente no Cartório Eleitoral, mas a prioridade é para os eleitores que fizerem o agendamento pela internet, no entanto, os eleitores que não fizerem através dessa ferramenta serão atendidos mediante a disponibilidade de vagas. É importante salientar que os eleitores que não comparecerem no período previsto vão ter suas inscrições eleitorais canceladas no cadastro nacional.

O Cartório Eleitoral de Riacho das Almas fica localizado à Rua Maria Júlia da Mota, no centro da cidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 15h.

Evilásio Araújo dá boas-vindas a Edson Vieira novo presidente do CONIAPE

Evilásio Araújo dá boas-vindas a Edson Vieira novo presidente do CONIAPE

O Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, assumiu a presidência do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE e já sentiu o acolhimento caloroso dos prefeitos consorciados, como também do ex-presidente, Evilásio Araújo, que esteve à frente do Consórcio desde 2013.

A eleição para nova diretoria aconteceu no dia seis de fevereiro de 2017 na cidade de Caruaru, na sede do Consórcio. O pleito eleitoral foi realizado com chapa única, nominando de Chapa 1. Dando vitória ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, que obteve 12 votos.

Evilásio Araújo entregou o consórcio para nova gestão com o sentimento de dever cumprido. ‘’Iniciamos o consórcio com duas caixas de papelão com documentos dentro, acredito que foi o momento mais difícil. Hoje, temos um consórcio multifinalitário, com vários Núcleos, uma boa estrutura e 18 municípios consorciados. Sei que tem muito a se fazer, mas temos que admitir que avançamos muito em apenas três anos. E agora com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, sei que o trabalho continuará e dará mais frutos’’. Relatou, Evilásio Araújo.

Para Edson Vieira o CONIAPE é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para ajudar todos os municípios da região. ’’O objetivo é fortalecer o CONIAPE para que possa ajudar ainda mais Santa Cruz do Capibaribe e os outros municípios da Região. Sabemos que não vai ser fácil e que há muito trabalho, mas estou determinado juntamente com a equipe em dar o melhor para continuar avançando e superar os desafios.’’ Afirmou, Edson Vieira.

Edson Vieira é o novo presidente do CONIAPE

Edson Vieira é o novo presidente do CONIAPE

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, é o novo presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE. A eleição para nova diretoria aconteceu no dia seis de fevereiro de 2017, em Caruaru na sede do Consórcio, a partir das 10h e se estendeu durante todo o dia.

O pleito eleitoral obteve chapa única, resultado do apoio dos prefeitos da região a Edson Vieira que contou com 12 votos que lhe deu a vitória, contando também com o apoio dos ex-presidentes do Consórcio Evilásio Araújo e Ivanildo Mestre Bezerra.

Confira os prefeitos que votaram e apoiaram Edson Vieira para presidente do Consórcio: Ana Célia Cabral Farias – Surubim, Ivanildo Mestre Bezerra – Taquaritinga do Norte, João Tenório – São Joaquim do Monte, Severino Otávio – Bezerros, Hilário Silva – Brejo da Madre de Deus, Alex Robervan – Santa Maria do Cambucá, Romero Leal Ferreira – Vertentes, Edilson Lima – Toritama, Adriana Alves Barbosa – Frei Miguelinho, João Camelo Neto – Casinhas, Mário Mota – Riacho das Almas.

Atualmente 18 municípios fazem parte do CONIAPE, que aderiram aos núcleos de acordo com suas necessidades, como Núcleo de Iluminação Pública, Núcleo de Saúde, Núcleo de Saneamento Básico, por exemplo.

O CONIAPE surgiu com o propósito de solucionar problemas em comum dos municípios de forma consorciada, proposta essa que foi absorvida pelo Ex-presidente Evilásio Araújo, que sempre se preocupou com o coletivo. Tudo indica que o atual presidente, Edson Vieira, tem a mesma sensibilidade e pretende não só ajudar os municípios consorciados, mas fortalecer o Consórcio para que todos cresçam juntos.

ELEIÇÃO 2017: CONIAPE realiza eleição para nova diretoria executiva

ELEIÇÃO 2017: CONIAPE realiza eleição para nova diretoria executiva

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE realizou nesta segunda-feira, 6, em sua sede, eleição para nova diretoria executiva para o biênio 2017-2018. A votação teve início às 10h e contou com os votos de 12 prefeitos consorciados e foi encerrada às 17h15.

O pleito obteve chama única nominada de ‘’Chapa 1’’, que teve o Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe – Edson Vieira concorrendo à presidência, o mesmo contou com o apoio dos prefeitos da região. O Processo eleitoral ocorreu de forma tranquila, mas com muita expectativa e sentimento de trabalho em união com os municípios consorciados.

Pela manhã a mesa diretora foi formada pelo Presidente, Ivanildo Mestre Bezerra – Prefeito de Taquaritinga do Norte; a Vice-presidente, Ana Célia Cabral de Farias – Prefeita de Surubim; João Camelo Neto – Prefeito de Casinhas representando os demais prefeitos. Tendo na comissão eleitoral na função de coordenadora a Secretária Executiva do CONIAPE – Dra. Edjane Monteiro; Coordenadora Adjunta a advogada Dulcinéa Valença e membro Farlla Valéria, que acompanharam todo processo.

 

Confira os nomes da Chapa 1:

Presidente – Edson Vieria, prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

1º Vice-presidente – Ana Célia Cabral de Farias, prefeita de Surubim

2º Vice-presidente – Ivanildo Mestre Bezerra, prefeito de Taquaritinga do Norte

Secretário Geral – João Tenório Vaz Cavalcanti Junior, prefeito de São Joaquim do Monte

Secretário Geral Adjunto – Severino Otávio R. Monteiro, prefeito de Bezerros

1º Tesoureiro – Hilário Paulo da Silva, prefeito de Brejo da Madre de Deus

2º Tesoureiro – Alex Robervan de Lima, prefeito de Santa Maria do Cambucá

 

Membros Conselho Fiscal: Romero Leal – Prefeito de Vertentes, Edilson Tavares de Lima – Prefeito de Toritama, Jadiel Cordeiro Braga – Prefeito de São Caetano. Membro Suplente, Adriana Alves Conceição Barbosa – Prefeita de Frei Miguelinho.

 

Atenção Municípios! Secretário do Tesouro Nacional prorroga prazo para inserção de dados no Siops

Atenção Municípios! Secretário do Tesouro Nacional prorroga prazo para inserção de dados no Siops

O Secretário do Tesouro Nacional (STN), Otávio Ladeira, comunicou novo prazo para as Secretarias de Saúde de todo país informar ao Ministério da Saúde dados de receitas e despesas com ações em Serviço Público em Saúde, que vai até o dia 30 de abril de 2017 para Municípios e 31 de maio de 2017 para Estados e Distrito Federal. A inserção de dados deve ser no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siops). As datas foram determinadas por meio da Portaria 507/2011.

 

Esses dados são referentes ao ano de 2016 e se referem a Estados e Municípios relativos à gestão financeira dos investimentos federais para saúde. Aqueles que não enviarem as informações terão os repasses suspensos do Fundo de Participação Municipal (FPM) e o Fundo de Participação Estadual (FPE), como determina a Lei Complementar nº 141/2012 (LC 141/12).

O Ministério da Saúde alerta os novos gestores (Prefeitos e Secretários de Saúde) para que busquem informações junto à coordenação todas as informações e subsídios necessários para que possam cumprir todas as exigências dentro do prazo.

Segue algumas orientações:

 

  • Os gestores devem acompanhar as informações e datas de inserção de dados no Siops para 2016.
  • O não cumprimento do prazo ou a não comprovação da utilização dos 25% sobre os investimentos do orçamento em educação acarretará na inserção no Cauc. Isso implica em consequências como o impedimento de receber repasses de transferências voluntárias e a impossibilidade de celebrar novos convênios com órgãos federais.
  • O sistema permanece aberto para que o Município faça o envio a qualquer momento, dentro do prazo estabelecido.
  • Senha de acesso: é adquirida por meio da solicitação do Secretário de Educação do ente governamental (ou responsável pelo órgão) no cargo de gestor dos recursos da educação. Esse pedido está previsto nas Leis 9.394/1996 e 11.494/2007. Na ocasião, o gestor deverá  apresentar ofício ao FNDE.

Sobre o ofício:

O ofício deve ser lavrado em papel timbrado do ente governamental, assinado pelo Secretário de Educação (ou responsável por órgão equivalente), com indicação clara do nome completo, cargo, número do CPF e correio eletrônico (e-mail) do signatário do ofício.

O ofício deve ser encaminhado para o e-mail senha.institucional@fnde.gov.br. A senha será enviada pelo Atendimento Institucional do FNDE para o e-mail indicado no ofício.
Acesse aqui  Resolução nº 424/2016

Veja aqui  situação de seu Município

Baixe aqui  a versão do Sistema 2016

Gestores perdem repasses da Atenção Farmacêutica Básica por falta de atualização de informações populacionais

Gestores perdem repasses da Atenção Farmacêutica Básica por falta de atualização de informações populacionais

Um dos maiores problemas enfrentados pelos Municípios é a atualização de dados e preenchimento cadastrais dentro dos prazos, o financiamento da Atenção Farmacêutica Básica (AFB) é um exemplo. Apenas em 2015, os repasses dos principais programas e ações federais tiveram atrasos em cerca de 77% do total, tendo que utilizar dados de 2011. A falta de atualização gera perdas significativas aos Municípios, só de 2014 a 2016 o montante foi de 135 milhões. Por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou Nota Técnica 9/2017 sobre impactos, medidas para atualização populacional e atribuições dos gestores em relação ao fundo.

 

A CNM informa que, a cada mil habitantes não contabilizados, o Município deixa de receber, anualmente, R$ 5,1 mil do governo federal e R$ 2,3 mil do governo estadual. Contabilizando uma gestão de quatro anos, significa uma perda de R$ 30 mil para aquisição de medicamentos da lista básica.

 

O destino desses valores são para compra de medicamentos e insumos, incluindo aqueles relacionados a agravos e programas de saúde específicos, no âmbito da Atenção Básica à Saúde. Existindo também uma flexibilidade, pois o gestor pode utilizar um percentual, por ano, para outras atividades, como adequação de espaço físico das farmácias do SUS, realização de atividades voltadas à educação continuada voltada à qualificação dos recursos humanos, aquisição de equipamentos e mobiliário destinados ao suporte das ações de Assistência Farmacêutica.

 

Confira a nota técnica da CNM: clique aqui

Municípios recebem último repasse do FPM hoje, dia 30

Municípios recebem último repasse do FPM hoje, dia 30

As prefeituras terão o terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depositado na conta nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro. O montante pode chegar a 3,350 bilhões, isso sem contar com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O mês de janeiro de 2016 fecha com um balanço de R$ 7,618 bilhões repassados aos Municípios brasileiros. Durante este mesmo período em 2015 a soma dos repasses chegou a R$ 7,206 bilhões. Segundo a entidade o aumento do valor é positivo e indica melhora na perspectiva dos indicadores financeiros.

 

Confira no link  os valores do FPM para o seu Município: clique aqui!

Atenção Municípios! Secretário do Tesouro Nacional prorroga prazo para inserção de dados no Siops

Gestores Municipais tem até dia 30 de janeiro para enviar investimentos em saúde

As Secretarias de Saúde de todo país tem até o dia 30 de janeiro para informar ao Ministério de Saúde dados de receitas e despesas com ações em Serviço Público de Saúde.

Esses dados são referentes ao ano de 2016 e se referem a Estados e Municípios relativos à gestão financeira dos investimentos federais para saúde. Aqueles que não enviarem as informações terão os repasses suspensos do Fundo de Participação Municipal (FPM) e o Fundo de Participação Estadual (FPE), como determina a Lei Complementar nº 141/2012 (LC 141/12).

O Ministério da Saúde alerta os novos gestores (Prefeitos e Secretários de Saúde) para que busquem informações junto à coordenação todas as informações e subsídios necessários para que possam cumprir todas as exigências dentro do prazo.

 

A CNM alerta gestores eleitos e reeleitos para realização de cadastro para acesso ao sistema de gestão educacional

A CNM alerta gestores eleitos e reeleitos para realização de cadastro para acesso ao sistema de gestão educacional

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção dos gestores eleitos e reeleitos  sobre a necessidade da realização do cadastro junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está obrigação está relacionada diretamente à educação. A entidade solicita que os gestores fiquem atentos aos informes, prazos e procedimentos que tratam deste cadastro.

O propósito deste cadastro é para que tenham acesso aos sistemas de gestão educacional e à liberação de recursos executados pela autarquia. O FNDE alerta que apesar de não haver prazo para realização do cadastro, o gestor não terá acesso às informações do Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).Além de ser impedido ao apoio técnico e financeiro do governo federal na educação do Município.

O não cumprimento implicará na suspensão dos repasses dos recursos e como consequência o Município não receberá transferências da União. Para ajudar os gestores, a entidade disponibilizou o passo a passo para cadastramento e atualização das informações. Confira os passos abaixo:

Orientações de cadastro e recadastramento

1ª) Os prefeitos deverão encaminhar para o FNDE cópias autenticadas do documento de identidade, do CPF e do termo de posse assinado, extrato do CAUC ou declaração de que o município está dentro do limite de gastos com pessoal e demonstrativo de aplicação dos recursos do FUNDEB que comprove a aplicação de 60% dos recursos recebidos na remuneração dos profissionais do magistério.

2ª) Os documentos  digitalizados, deverão ser enviados para o email  cohap@fnde.gov.br.
3ª) O gestor deverá enviar também para o mesmo e-mail o documento – Anexo I (Cadastro do Órgão/entidade e do dirigente) da Resolução do FNDE nº 9/2015 devidamente preenchido. Ressaltando que devem ser preenchidos com especial atenção aos blocos 1 e 4 do um formulário do Anexo 1 e que deverão  ser preenchidos um  formulário para o prefeito e outro para o secretário de educação.

4ª) Assim que os documentos digitalizados forem recebidos no FNDE, o cadastro será realizado, ou atualizado, e o gestor municipal receberá uma senha de acesso aos sistemas do FNDE e do MEC.

5ª) Após todas essas ações , todos esses documentos impressos deverão ser encaminhados para o seguinte endereço:  SBS, Quadra 2, Bloco F (Ed. FNDE), 12º andar (Cohap) – CEP 70.070-929 – Brasília-DF.  Mais informações nos telefones (61) 2022-4082/4086 /4093 /4090/ 4296/ 4046.

 

Mais informações no site do FNDE: http://www.fnde.gov.br/fnde/sala-de-imprensa/noticias/item/9827-novos-prefeitos-precisam-fazer-cadastro-no-fnde

Alunos da UFPE/Campos Vitória de Santo Antão visitam o CONIAPE na tarde desta quinta

Alunos da UFPE/Campos Vitória de Santo Antão visitam o CONIAPE na tarde desta quinta

Alunos do Curso de Tecnologia, Gerenciamento e Gestão em Saúde da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Campos Vitória de Santo Antão visitaram o Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE na tarde desta quinta-feira (12).

A equipe do CONIAPE acolheu os alunos que tiveram como objetivo conhecer a funcionalidade do Consórcio, missão, desafios, além dos núcleos existentes. O foco esteve nas ações do Núcleo Intermunicipal de Saúde – NIS e Núcleo Intermunicipal de Iluminação Pública – NIIP.

A turma esteve sob a coordenação das professoras Mariana Izabel Sena Barreto de Melo Cavalcanti e Lívia Milena Barbosa de Deus e Mello, da UFPE.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO! CONIAPE realiza credenciamento de pessoa jurídica ou física para área de saúde

OPORTUNIDADE DE EMPREGO! CONIAPE realiza credenciamento de pessoa jurídica ou física para área de saúde

Atenção profissionais da Saúde! O CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras abriu credenciamento para pessoas de natureza jurídica ou física nas mais diversas áreas da saúde. O objetivo é atender às necessidades dos Municípios Consorciados e dos Municípios que aderir ao Programa Consorcial de Saúde durante o prazo contratual.

O edital já foi publicado e está disponível no site do CONIAPE (concursos.consorcioconiape.pe.org.br). São 1.542 vagas, entre elas: Médico Clínico, Médico da Saúde da Família, Cirurgião Geral, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Técnico de Enfermagem, Farmacêutico, Ginecologista, Mastologista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Pediatra, Pneumologista, Oftalmologista, Psicólogo, Psicopedagogo, Psiquiatra, Radiologista, Socorrista, Terapeuta Ocupacional, Urologista, Ultrassonografista, entre outas. Confira a quantidade de vagas por especialidade no edital.

O credenciamento está em andamento e encerra no dia sete de novembro de 2017.

Mais informações no site www.concursos.consorcioconiape.pe.gov.br ou pelo telefone (81)3136-5355.

CONIAPE realiza visita ao Consórcio CIMPAJEÚ

CONIAPE realiza visita ao Consórcio CIMPAJEÚ

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras realizou visita ao Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, nesta terça (20), em Afogados da Ingazeira/PE.

Na reunião, Albertino Bezerra falou sobre a estrutura organizacional do CIMPAJEÚ, Dêva Pessoa sobre as ações realizadas em 2015 e 2016, Risolene abordou questões das políticas públicas para mulheres, Éder Afonso sobre monitoramento dos serviços em saúde, João Batista nos serviços em educação, Marcus Vinícuis abordou sobre obras de engenharia e sustentabilidade hídrica, Elias Silva explicou os planos municipais de saneamento, Dr. Lúcio Luiz falou sobre o incentivo à produção e comercialização do leite de cabra na região do Pajeú e também a participação da advogada, Edjane Monteiro, Secretária Executiva do CONIAPE que abordou sobre a arrecadação dos núcleos, juntamente com sua equipe, Andréa Carla – Superintendente do Núcleo de Saúde, Antonio Fernando – Superintendente do Núcleo de Educação, Claudio Muniz – Assessor Técnico do Núcleo de Iluminação Pública e Artur Rinaldi – Assessor de Tecnologia.

Momento enriquecedor para os Consórcios e gestores dos mesmos.

CONIAPE discute Resolução 34 emitida pelo Tribunal de Contas na sede da AMUPE

CONIAPE discute Resolução 34 emitida pelo Tribunal de Contas na sede da AMUPE

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE através do corpo jurídico e financeiro do Consórcio, participaram de uma reunião sobre a Resolução 34 emitida pelo Tribunal de Contas/PE, na sede da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, no dia 13 de dezembro de 2016.

A Resolução TC nº 34, de 09 de novembro de 2016, dispõe de cadastramento, transferência de recursos e prestação de contas dos Consórcios Públicos instituídos pelos entes jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e altera a Resolução TC nº 20/2015.

Também estiveram presentes contadores, advogados e secretários executivos de outros Consórcios Públicos, além do consultor, Laércio Queiroz, que levantaram questionamentos juntamente com o CONIAPE sobre a referida resolução e assim puderam ampliar a discussão. Mediante a complexidade do assunto, foi criada uma comissão que ficou responsável por levar alguns questionamentos ao Tribunal de Contas e assim todos poderem dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos.

Superintendente do NISB/CONIAPE recebe diagnóstico elaborado pelo CPRM

Superintendente do NISB/CONIAPE recebe diagnóstico elaborado pelo CPRM

No dia 12 de dezembro de 2016, na sede da CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o Superintendente do NISB – Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico – Marcos Rodrigues, recebeu o diagnóstico do trabalho desenvolvido no Agreste Pernambucano, pelas mãos do Superintendente Regional da CPRM – Sérgio Coutinho.
Esse diagnóstico tem como objetivo mostrar aos prefeitos dos municípios consorciados ao CONIAPE – Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, os recursos minerais, hídricos e de riscos geológicos que avaliam sistematicamente a evolução e manutenção do conhecimento na área, fazendo com que os prefeitos tenham conhecimento atualizado sobre a extração mineral no seu município, além das áreas de riscos apontadas dentro dos centros urbanos.

Este é um dos trabalhos executados pela CPRM que foi elaborado e apresentado ao Superintendente do NISB, Marcos Rodrigues, através de relatórios e mapas individuais e contribuirá de suporte para os municípios consorciados ao Consórcio Público. Foram consideradas também avaliações das águas superficiais e subterrâneas, incluindo o diagnóstico dos riscos geológicos que afetam as regiões mencionadas.

Com a gestão municipal mais informada sobre seus recursos minerais, facilitará a fiscalização aos que extraem de forma irregular, fazendo com que estes venham a se adequar aos critérios legais. Com essas informações, os municípios podem evitar acidentes e possíveis desastres ambientais e ainda incentivar o setor privado a realizar a extração de minerais nos seus territórios, gerando emprego e renda.

Colaboradores do CONIAPE participam de Seminário Novos Gestores da AMUPE e Governo do Estado de Pernambuco

Colaboradores do CONIAPE participam de Seminário Novos Gestores da AMUPE e Governo do Estado de Pernambuco

O Seminário Novos Gestores Planejando uma Gestão de Qualidade aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro de 2016, no Hotel Canariu’s de Gravatá e contou com mais de 600 participantes só no primeiro dia.

Os colaboradores do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE marcaram presença neste importante evento para aprimoramento do conhecimento e absorção de novos aprendizados. Estiveram presentes: Andrea Carla – Superintendente do NIS, Adriana Gomes – Gerente Técnica em Gestão em Saúde e Vigilância Sanitária, Marcos Rodrigues – Superintendente do NISB, Joselmo Andrade – Superintendente do NIIP, Ítalo Silva – Assessor em Serviço de Engenharia do NIIP, Cláudio Muniz – Gerente Técnico do NIIP, Ilaine Medeiros – Gerente Administrativa, Elizabeth Cavalcanti – Auxiliar de Serviços Administrativos, Dulcinéa Valença – Coordenadora da Coordenadoria Jurídica, Farlla Valéria – Gerente de Licitações e Contratos do NIS, Anderson Arruda – Presidente da CPL, Everton Araújo – Gerente Administrativo e Financeiro do NIS, Emanuella Pessoa – Gerente Administrativa e Financeira do NISB, Lúcia Maria – Gerente Administrativa e Financeira do NIIP, Artur Rinaldi – Assessor de Tecnologia e Janaina Waléria – Assessora de Imprensa/Eventos.

A Mesa de Abertura foi composta pelo Presidente da Amupe e Prefeito de Ingazeira Luciano Torres; o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente Licenciado da Amupe, José Patriota; o Prefeito de Cumaru, Secretário Geral da CNM e Tesoureiro da Amupe, Eduardo Tabosa;  o Gerente de Unidade de Políticas do Sebrae, Fernando Clímaco; Simone Nunes (Caixa); Carlos Delcídio (ABRINQ);Abelardo Lopes (CGU); Maria Elza da Silva (UNDIME); os prefeitos eleitos Joaquim Neto (Gravatá),Raquel Lyra (Caruaru), Cel. Mario Cavalcanti (interventor de Gravatá), e os deputados estaduais Aloisio Lessa e Angelo  Ferreira(prefeito eleito de Sertânia).

O Juiz, Hélio Ourem palestrou sobre Direito Tributário, Repatriação, entre outros assuntos e expôs o desejo de colaborar com os Municípios pelas dificuldades que os mesmos enfrentam.

Confira a programação aqui.

Bandeira Oficial do CONIAPE é apresentada em Reunião Ordinária

Bandeira Oficial do CONIAPE é apresentada em Reunião Ordinária

No dia 21 de novembro de 2016, no Centro de Convenções do SENAC – Caruaru, foi realizada a 4ª Reunião Ordinária do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE. Durante a reunião a bandeira oficial do CONIAPE foi apresentada aos prefeitos, autoridades e a todos que estiveram presentes.
A bandeira contém as cores do Consórcio, o ano de fundação e ainda conta com o brasão do Estado de Pernambuco. Aprovada por unanimidade.
A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra, marcou presença na 4ª Reunião Ordinária do CONIAPE

A prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra, marcou presença na 4ª Reunião Ordinária do CONIAPE

A 4ª Reunião Ordinária do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE contou com a presença da prefeita eleita, Raquel Lyra, juntamente com vários prefeitos dos municípios pernambucanos. Momento de extrema importância para Caruaru e Região.

“Estive na reunião do CONIAPE, onde destaquei a importância de Caruaru como líder regional. Afinal, somos a capital do agreste! Junto aos colegas prefeitos, também falei sobre a lei de transição, de minha autoria como deputada estadual, e sobre a importância de enfrentarmos juntos cada desafio que nos será posto. É com diálogo e transparência que a gente constrói uma sociedade mais participativa. Obrigada a todos pelo encontro.” Afirma Raquel Lyra.

Os prefeitos e autoridades puderam acompanhar durante a reunião a Prestação de Contas Trienal; Apresentação das ações realizadas nos Municípios que aderiram aos Núcleos Intermunicipais que fazem parte do CONIAPE; as Vantagens das ações consorciadas; e Apresentações Culturais.

Presidente Evilásio Araújo relata desafios e conquistas no CONIAPE em Reunião Ordinária

Presidente Evilásio Araújo relata desafios e conquistas no CONIAPE em Reunião Ordinária

O presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE e prefeito de Taquaritinga do Norte – Evilásio Araújo, ao final de sua gestão, relatou os desafios e conquistas no Consórcio e a satisfação de poder ter contado com o apoio e parceria dos prefeitos dos municípios consorciados.

Na composição da mesa estiveram o Presidente do CONIAPE – José Evilásio de Araújo, o representante do Ministério Público de Saúde – Dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, o Secretário Geral do CONIAPE e Prefeito de São Caetano – Dr. José da Silva Neves, o Presidente da OAB Caruaru – Dr. Felipe Sampaio, o representante da Procuradoria Geral do Estado – Dr. Marcus Vinícius, a Deputada Estadual e Prefeita eleita do município de Caruaru – Raquel Lyra, e o Consultor de Consórcios Públicos – Laércio Queiroz.

O presidente Evilásio falou sobre a importância dos Consórcios Públicos e convidou oficialmente o município de Caruaru para fazer parte do CONIAPE, através da prefeita eleita, Raquel Lyra. Na ocasião, Evilásio também fez um pedido. ‘’Que o próximo presidente seja atuante e contribua para o crescimento deste consórcio.’’ Solicitou Evilásio Araújo.

A reunião contou também com a presença da advogada Dra. Lucimary Passos homenageando ao Dia da “Consciência Negra”, com apresentação de capoeira e música com a cantora Chris Mendes.

Confira as autoridades, consorciados e convidados que estiveram presentes na 4ª Reunião Ordinária:

O Promotor de Justiça da Cidadania, da Saúde, do Idoso e do Consumidor – Paulo Augusto de Freitas Oliveira, a advogada e Presidente do IDEPPE – Diana Câmara, Presidente da OAB-Caruaru – Felipe Sampaio, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Caruaru – Elmo Monteiro, representante do COMANAS – José Luiz de Oliveira.

Prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus – Hilário Paulo da Silva, Prefeito eleito de Casinhas – João Camelo, Prefeita eleita de Frei Miguelinho – Adriana Assunção, Prefeito eleito de São Caetano – Jadiel Cordeiro, Prefeita eleita de Surubim – Ana Célia, Prefeito eleito de Taquaritinga do Norte – Ivanildo Mestre, Prefeito eleito de Vertentes – Romero Leal, Prefeito de Frei Miguelinho – Luiz Severino da Silva, Prefeito de Riacho das Almas – Mário Mota, Prefeito de São Caetano – José Neves Filho, Prefeito de São Joaquim do Monte – João Tenório, Prefeito de Vertentes – Allan Kardec, Prefeita eleita de Caruaru – Raquel Lyra, Prefeita eleita de Panelas – Joelma Duarte. Além dos representantes: Anderson Torreão – Secretário de Saúde de Bezerros/PE, Patrícia Negromonte – Controle Interno Casinhas/PE, Josevaldo Santana – Secretário de Administração de João Alfredo/PE, Terezinha Gomes – Secretária de Governo de Orobó/PE, Izaldo Andrade – Secretário de Saúde de Surubim/PE, Prefeita eleita de Panelas – Joelma Duarte de Campos.